quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AGRICULTURA E OCUPAÇÃO

AGRICULTURA

A maior parte do espaço territorial sulista é ocupado pela pecuária, porém a atividade econômica de maior rendimento e que emprega o maior número de trabalhadores é a agricultura.
Policultura: desenvolvida em pequenas propriedades de base familiar. Foi introduzida por imigrantes europeus, principalmente alemães, na área originalmente ocupada pelas florestas. Cultivam-se principalmente milho, feijão, mandioca, batata, maçã, laranja, e fumo;
E comum nas áreas de campos do Rio Grande do Sul, onde se cultivam soja, trigo, e algumas vezes, arroz. No Norte do Paraná predominam as monoculturas comerciais de algodão, cana-de-açúcar, e principalmente soja, laranja, trigo e café. A erva-mate, produto do extrativismo, é também cultivada.
Também é no sul do Brasil que está localizada a maior cooperativa agroindustrial da América Latina, a Cooperativa Agroindustrial Morãoense, com sede em Campo Mourão, no estado do Paraná.


OCUPAÇÃO


jesuítas espanhóis fundaram várias missões no território do atual Rio Grande do Sul. Essas missões, cuja economia tinha como atividade a dependência da pecuária e da agricultura, sofreram posteriormente seguidas invasões de bandeirantes paulistas, que aprisionavam os índios para vendê-los como escravos.
A partir do
século XVIII, esse gado passou a ser disputado por portugueses e espanhóis que habitavam a bacia do rio Paraná

Anteriormente, no século XVIII, o Sul do Brasil era uma região disputada entre portugueses e espanhóis. A ocupação iniciou-se de fato com os milicianos, que eram tropeiros de São Paulo e Minas Gerais, sendo reforçada com a vinda de casais açorianos na década de 1750. Essa imigração açoriana foi promovida pela Coroa Portuguesa, para estabelecer o domínio português na região.

Os espanhóis introduziram a criação de gado, que rapidamente tornou-se a economia predominante no Rio Grande do Sul

A população se concentrava nos pampas, tendo havido uma fusão de costumes espanhóis, portugueses, negros e indígenas, que deram origem ao tipo regional gaúcho, existente também no Uruguai e na Argentina. Embora o gaúcho sul riograndense fosse mais português que espanhol, a influência cultural vinda dos países vizinhos tornaram os gaúchos dos pampas bastante hispanizados,

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Resumo do capitolo 3 do livro

Concentração economica

Como vimos na cidade São Paulo que o processo de indrustuislização, emcontrou condições mais favoravrveis ao seu desemvolvimento .
A concentração indrustrial no Suldeste estimolou o crecimento economico não só do setor secundario,mas tambem dos setores primarios e terciario.

A desconcentração indrustrialno Suldeste

Tambem vimos que nos ultimos anos está havendo um processo de desconcentração industrial no Suldeste.
Varias emtrustrias estão deixando a região pra se emstalar em outro pais.
Nas ultimas decadas tem ocorrido igualmente uma desconcentração intrustrial interna,isso é algumasalgumasempresas estão deixando areas industriais e pioneiras do Suldeste i mudendo para as areas desa região.
ABCD (desgnação dada aos municipios paulistas de Santo André,São Bernado do campo,São Caitano do Sul e Diadema) eses são os que tem deslocado para o interior do estado de São Paulo
Coplexo metropolitanio do Suldeste

A região mis industrializada e urbanizada do nosso país está localizada no suldeste. Essa região denomiada megalopole corresponde ao complexo metropolitanio do suldeste compreendendo as regiãos metropolitanias de SP,RJ,Bixada Santista e de Campinas e as areas do seu emtorno muitos estudiosos,conduto,avaliam que a área ainda não esta totlmente conurbada.

Concentração populcional

Atualmente a região é mais populos do país somando cerca de 72% milhões de abitantes o que siguinifica que mais de 40% da população do país vive o sldeste,o Sudeste é tambem a região que apresenta a maior densidade demografica do país com cerca de 78 hab/KM2 e o maior indicie de urbanização mais de 65 milhõses e meio de pessoas vivem no meio urbano o que corresponde a cuase 95%da população da região

Capitolo 4 : A econimia do Suldeste

As atividades industriais

A imigração de industrias alem de empresas de outras setores economico que o optam por instalar-se em outras região do país refletiou-se no cresimento economico do Sudeste:de 1985 a 2003 ele foi a região brasileira que menos creceu.
Aesar disso o Suldeste continua sendo a região mais importante do país do ponto de vista economico. Mesmo buscando outros lugares para produzir as empresas e de comcentração de riquezas.
Nessa região o parque indussteial é bastante divessificado podendo-se verificar a presensa de todos s tipos de industrias de transformação extrativa a da construção.

Os tecnopolos
No suldeste encontramos os principais tecnopolos ou centros se alta tecnologia do Brasil.Esses polos correspondem as areas onde se comcentrão centros de pesquisas cientifics e tecnologia desenvolvida ali é aplicada nas industrias conciliano cresimento cientifico e tecnologico com produção industrial
As vias de circulação
Devido a grande importancia economica do suldeste é par essa região principalmente que comvergem as vists de circulação é dela que em grande parte irridia-se a distribuição de bens para as demais região do Brasil.
A agricultura
as atividades agricolas que se desemvolvem no suldeste especialmente no estado de SP são as mais modernas do País elas caraquiteristicam pela ltilizacão da produção isto é o cultivo de varias produtos .
O extrativismo
A atividade extrativista do Suldeste basia-se principalmente na extração de recusos minerais.
Na região emcomtrado jazidas de niquel cobe prata cromo zinco diamante ouro emtra outros minerais mas os grandes destaques da atividades extrativisa são o petroleo e o minerio de ferro
Sorra espero q tu goste do meu trabalho !!!!!